" O silencio tantas vezes inoportuno dos monumentos" de Alexandre Herculano no " Do estado das classes servas na Península".
A Sé de Lisboa é uma catedral monumental, à primeira vista de estilo românico mas no interior, em sucessivos acrescentos e reconstruções, inclui diversos outros estilos. Construida a partir de 1147 sofreu grande destruição com o terramoto de 1755, com sucessivas restaurações até à última inauguração em 1940, das últimas reconstruções.
O outro dos mais importantes monumentos de Lisboa é o mosteiro dos Jerónimos construído durante cem anos a partir do ano 1501., no estilo chamado manuelino.
Na construção destes e de tantos outros, na idade média, trabalharam milhares de obreiros muitos deles em grandes grupos que se deslocavam por toda a Europa,. Com diversas especialidades desde os simples partidores de pedra até aos mais refinados escultores de figuras da história. Como as dezenas que figuram no mosteiro dos Jerónimos.
Se as pedras desses e de todos os monumentos falassem que vidas poeriam descrever , as suas agruras, a fome passada por muitos nos intervalos entre obras, as caminhadas ao sol, ao vento, às chuvas e ao frio por que passaram muitos senão quase todos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário