"Duas metades do mesmo tronco, uma ao fogo , outra ao altar! Se são dous cepos, porque os não haveis de tratar ambos como cepos ? Mas que uma cepo haja de ter a fortuna de cepo, e vá em achas ao fogo ; e que outro cepo tão madeiro, tão tronco, tão informe, e tão cepo como o outro , o haveis de fazer à força homem, e lhe haveis de dar autoridade, respeito, adoração, divindade ? Dir-lhe-eis que este segundo cepo, que está muito feito , e que que tem partes. Sim, tem ; mas as que vós fizestes nele. Tem boca, porque vós lhe fizestes boca ; tem olhos, porque vós lhe fizestes olhos ; tem mãos e pés, porque vós lhe fizestes pés e mãos. E senão dizei-lhe que ande com esses pés ou que obre com essas mãos , ou que fale com essa boca, ou que veja com esses olhos. Pois se tão cepo é agora como era dantes ; porque não vai também este para o fogo ? Ou porque não vai também o outro para o altar ? Há quem leve à confissão estas desigualdades ? Há que se confesse dos que fez e dos que desfez ? A um queimastes, a outro fizestes ; e de ambos deveis restituição igualmente. Ao que queimastes deveis restituição do mal que lhe fizestes ; ao que fizestes deveis restituição doa males que ele fizer. Fizestes-lhes olhos, não sendo capaz de ver ; restituireis os danos das suas cegueiras. Fizestes-lhes boca, não sendo capaz de falar ; restituireis os danos de suas palavras. Fizeste-lhe mãos não sendo capaz de obrar ; restituireis os danos das suas omissões. Fizeste-lhe cabeça, não sendo capaz de juizo ; restituireis os danos de seus desgovernos. Eis aqui o encargo de ter feituras. Então prezai-vos de poder fazer e desfazer homens ? Quanto melhor fora fazer consciências dos que fizestes, e dos que desfizestes ! Deus tem duas acções que reservou só para Si ; criar e predestinar. A acção de criar já os poderosos a têm tomado a Deus, fazendo criaturas de nada : a de predestinar também Lha vejo tomada neste caso.Um para o fogo, e outro para altar. Basta que também haveis de ter precitos, e predestinados !
Se fostes precito (não sei de quem), fostes mofino, haveis de arder ; se fostes seu predestinado, fostes ditoso, haveis de reinar."
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