segunda-feira, 2 de maio de 2011

do p.A.Vieira - no sermão da Conceição Imaculada

"Mas todas aquelas estradas por onde se pode caminhar seguramente ou ao templo da adoração de Conceição Imaculada, ou ao castelo desta defesa, estão tão batidas e debatidas, que, como bem dizia há muitos anos um dos maiores oradores de Espanha, ninguém pode pôr o pé, senão sobre pegada alheia. Boa satisfação para a desculpa, mas muito deconsolada para o desejo. Desta mesma se valeu Terêncio, aquele tão celebrado cómico, o qual pedia perdão ao teatro romano de lhe representar o que já tinha ouvido, e alegava em seu abono, que o mesmo tinham feito os velhos, e assim o faziam os modernos:
Nullum est jam dictum, quod non dictum sit prius,
Quare aequum est vos cognoscere, et ignoscere:
Quuod veteres factilitarunt, sic faciunt novi.

E se isto se usava na cabeça do mundo há mais de mil anos, que será hoje entre nós, onde não é tão fácil inventar novos argumentos, como novos trajos?
Eu porém não me acabo de sujeitar a este ditame; porque, ainda que os Antigos beberam primeiro nas fontes, nem por isso as esgotaram: "Multum egerunt qui ante nos fuerunt, sed non peregerunt", diz Séneca. Muito fizeram os que vieram antes de nós, mas não perfizeram. Entre o fazer e o perfazer há grandes intervlalos:"Multum autem restat operis, multumque restablit." Aaaim como eles acescentaram sobre o que tinham dito os mais antigos, assim nós podemos acrescentar e descobrir de novo o que eles não acharam, como também sobre nós os que depois vierem. Isto escreveu animosamente o maior espírito dos estoicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário