sexta-feira, 20 de maio de 2011

do p.A.Vieira - no sermão segundo

"Na oração vocal do Rosário, ou no Rosário enquanto oração vocal, considerámos, se bem nos lembra, a alteza de sua perfeição, já por parte das petições que nela fazemos, já por parte das Majestades a que as presentamos, já por parte da intercessão de que nos valemos: e nestas três considerações, em que toda se compreende, a mostrámos, não só alta, senão altíssimamente levantada: extollens vocem. E esra alteza altíssima pode-se ainda altear, e tem mais para onde subir? Sim. Porque no discurso passado ponderámossó o que diz o Rosário; hoje havemos de examninar o modo com que o diz: Consummatae sapientiae est, quid quo insequaris modo. A sabedoria perfeita e consumada (diz Santo Agostinho), não só consiste nas cousas que se dizem, senão no modo com que se dizem: não só no quid , senão no quomodo. Este foi um dos maiores privilégios (se não foi o maior) que Cristo concedeu aos seus Apóstolos. Quando fordes levados a juizo, diante dos príncipes e tribunais do mundo em defesa da minha fé, e da vossa doutrina, não vos canseis, diz o Senhor, em meditar nem estudar o que haveis de dizer, nem o modo com que o haveis de dizer, porque naquela hora vos erá dado: Nolite cogitare quomodo, aut quid loquamini, dabitur enim vobis in illa hora. Notai o quid e o quomodo, e primeiro o quomodo que o quid. Pois não bastava que Deus infundisse naquela hora aos Apóstolos a ciência das
cousas que haviam de dizer, senão também, o modo com que as haviam de dizer? Não bastava. Porque não só a inteligência, senão a mesma grandeza e energia das cousas que se dizem, depende muto do modo com que se dizem. A razão deu em outro lugar o mesmo Santo Agostinhyo, tão douta e bem assentada como sua: Parum, et nimium duo sunt inter se contraria: parum est quod minus est quam oportet: nimium est quod plus est quam oportet: horum in medio modus est. Quer dizer: o defeito e o excesso no dizer são dous conrários. O defeito diz menos do que convém, o excesso diz mais do que convém: e no meio destes dous extremos está o modo, o qual emenda o defeito, para que não diga menos, e modera o excesso, para que não diga maisl."

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